INTERVIEW - CÁTIA SANTOS from LX STATE OF FASHION

Tuesday, June 28, 2011

Quem segue diariamente a blogosfera portuguesa certamente já ouviu falar do LX State Of Fashion. 
Cátia Santos é a autora deste blog que tem vindo a evoluir desde 2009. Com 22 anos, estudou Ciências da Comunicação (Jornalismo) na Universidade Nova de Lisboa e estagiou na revista ELLE em 2009. 
Neste momento, encontra-se a concluir a tese de mestrado em Marketing no ISCTE. Uma curiosidade? Este ano o aniversário dela coincide com a Fashion's Night Out, how cool is that?  
  Há quanto tempo tens o blog?

O LX existe desde Fevereiro de 2009, na altura no Wordpress e era quase "confidencial". Passei para o domínio blogspot em meados de 2010, mas antes do LX tive, pelo menos, outros dois blogues. Sempre me senti muito familiarizada com esta coisa das comunidades virtuais.

No que diz respeito à moda qual a parte que mais te fascina?
O meu interesse por Moda começou antes de completar os dez anos. Lembro-me de brincar às modelos com as minhas primas e sempre gostei de ler revistas de Moda, chegava a fazer birras para me comprarem revistas. Aquilo que eu mais gosto em Moda é a sua capacidade de ser mais do que roupa, o que é engraçado porque, se olharmos à nossa volta, muita gente confunde as duas coisas. A Moda tem muito de história, de sociologia, de certa forma é um sinal dos tempos e, claro, também tem muito de sonho e, por vezes, de arte. Outra  que me entusiasma, e ao mesmo tempo me assusta, é que em Moda vive-se uma cultura do imediato que, de certa forma, os blogues impulsionam.
 Quais os blogs que segues diariamente?

A lista de blogues que sigo é enorme. Desde as minhas adoradas bloggers suecas (Elin Kling e Columbine Smille), até bloggers brasileiras, holandesas (prefiro a Sabrina do AfterDRK à Andy do Style Scrapbook). Adoro o sentido de humor do The Man Reppeler... Não suporto The Blonde Salad. De blogues portugueses, leio praticamente todos aqueles que sigo através do GFC.


Que peça de roupa nunca usarias?
Tough question! Digamos que mais facilmente vestiria um crazy outfit tipo Lady Gaga do que um vestido ladylike estilo Lauren Conrad! LOL


Quais os teus estilistas favoritos?
A minha principal referência é Yves Saint Laurent, acredito que nenhum outro estilista influenciou tanto o modo como a Moda chegou aos nossos dias como ele. Dentro dos estilistas clássicos, admiro ainda Cristobal Balenciaga, Hupert de Givenchy, Courrèges... Actualmente, os meus favoritos são Riccardo Tisci para a Givenchy, Phoebe Philo para a Céline, Alexander Wang, Nicolas Ghesquière para a Balenciaga, Francisco Costa para a Calvin Klein, Christopher Kane, Erdem, etc. Gostei muito do trabalho do Tom Ford para a Gucci, não tanto para a Yves Saint Laurent, porque foi uma época que me marcou imenso.


Qual a tendência que mais te agrada para este Verão? 
Duas coisas que me agradam particularmente: a pegada minimalista e cores candy nos lábios (rosas, laranjas...). Houve um momento em que me senti entusiasmada pelo colour block, mas não adoptei minimamente no meu dia-a-dia, nem penso que venha a adoptar.


Sabemos que a tua tese de mestrado está relacionada com a moda e a blogosfera, o que te levou a escolher o tema?
A primeira regra sobre teses de mestrado: fazer sobre aquilo que nos entusiasma/interessa. Foi o melhor conselho que me deram e que faço questão de transmitir a toda a gente. A minha tese é muito influenciada pelo trabalho de Robert Kozinets, um autor que estudou a questão da narratividade em blogues (no geral) e que deixou no ar a possibilidade de se estender esse estudo a outras áreas e perceber como as diferentes narratividades a que o blogger recorre influenciam o consumidor, que é o que estou a fazer. Ao contrário do que possamos pensar, não existem assim tantos estudos académicos sobre blogues de moda. Para quem quiser responder ao questionário da minha tese: http://edu.surveygizmo.com/s3/552426/A-Quest-o-da-Narratividade-nos-Blogues-de-Moda


O que pretendes fazer depois do mestrado?

O ideal seria fazer algo relacionado com Moda, seja a escrever, a comunicar ou a trabalhar no departamento de Marketing de uma qualquer marca. Mas não me restrinjo apenas a isso. Tenho também em vista alguns cursos relacionados com Moda no estrangeiro.
Foste convidada pela YSL para gravar um vídeo em que és maquilhada, quando é que estará disponível? Como foi a experiência?
Não faço ideia de quando o vídeo estará disponível, mas assim que estiver, será disponibilizado no LX. A experiência foi muito engraçada. Primeiro, porque se já não sou fotogénica, telegénica então... Depois porque nunca tinha sido maquilhada por ninguém. Tudo o que sei aprendi sozinha, a copiar looks de revistas, a ver vídeos no YouTube... E foi muito bom ter logo a make up artist da YSL a maquilhar-me e fiquei muito impressionada com a sua cultura sobre a marca. Acabámos na conversa, a trocar (a aprender, diga-se) truques de maquilhagem! 
Um agradecimento muito especial à Cátia que foi uma querida e se disponibilizou de imediato :)

9 comments:

  1. Não conhecia. Vou já espreitar! ;)

    ReplyDelete
  2. adoro o blog dela, e ela é uma querida! :D

    ReplyDelete
  3. Adoro o blog dela e as dicas dela, não fazia era ideia que só tinha 22 anos! :)

    ReplyDelete
  4. Adorei, parabéns pela entrevista! Está muito boa, ela é fantástica, assim como o blog ;)
    C s 1 9 9 3

    ReplyDelete
  5. Uau, que grande historial e sucesso! Vou agora consultar o blog dela :)

    ReplyDelete
  6. Gosto imenso dela! Uma das mais cultas em termos de moda na blogosfera.

    bjs

    ReplyDelete
  7. Sou seguidora, gosto imenso do blog dela e do teu tbm ;-))

    ReplyDelete
  8. Meninas, adorei! Já vos tinha dito no e-mail, o prazer foi todo meu :) E a conjugação das imagens com o texto está PERFEITA!

    @likecrystalwater só tenho mesmo 22! Por mim, ficava nesta idade para sempre :P

    ReplyDelete
  9. Um dos melhores blogs portugueses e a menina por detrás dele é um amor! Gosto muito!

    ReplyDelete

Copyright © 2014 · Designed by Pish and Posh Designs